Política de Responsabilidade Social Externa
Como parte integrante de várias comunidades locais, temos o poder de influenciar positivamente a vida das pessoas que as constituem, não só pela empregabilidade, mas também pelas relações que estabelecemos, ao longo da cadeia de valor, e pelos programas de responsabilidade social e ambiental que desenvolvemos.
Em 2024, lançámos a nossa Política de Responsabilidade Social Externa com o objetivo de aumentar a criação de valor e progresso económico e social nos territórios onde desenvolvemos a nossa atividade, designadamente, em Portugal e em África. Este passo, enquadrado na nossa Agenda de Sustentabilidade 2030, irá permitir-nos estar ainda mais próximos das nossas comunidades e reforçar o desenvolvimento de iniciativas alinhadas com o propósito e estratégia da Sumol Compal e das nossas marcas.
Para aumentar o impacto positivo nas comunidades onde operamos, definimos três eixos de intervenção prioritários.
Promover o acesso a uma alimentação equilibrada e estilos de vida saudáveis
Criámos o Programa de Donativos da Sumol Compal com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, através da doação de produtos alimentares das nossas marcas e suas representadas. Esta iniciativa apoia anualmente mais de 250 entidades nacionais permitindo, ainda, evitar o desperdício alimentar ao canalizar produtos com data mais próxima do fim da validade, mas totalmente aptos para consumo, para associações localizadas nas áreas de influência das nossas instalações.
Promover o desenvolvimento de competências e a igualdade de oportunidades
Procuramos intervir nas comunidades locais através do investimento na formação e no fortalecimento de parcerias com a comunidade escolar. Os projetos Nutrição Positiva, dirigido a estudantes universitários de nutrição de várias universidades portuguesas, e a parceria com a FICASE, que apoia crianças em situação de maior vulnerabilidade em Cabo Verde, são iniciativas educativas onde procuramos promover a literacia em nutrição e a promoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Promover comunidades mais inclusivas através da valorização da diversidade cultural e do acesso ao emprego
Promovemos a inclusão nas nossas comunidades através do apoio a eventos que reproduzem a identidade e o património cultural de cada comunidade e do envolvimento das nossas Pessoas em ações em parceria com associações locais.
A Sumol Compal pretende com a presente Política de Responsabilidade Social Externa estabelecer um conjunto de compromissos que ambicionam reforçar o seu contributo para a criação de valor e progresso económico e social nos territórios onde desenvolve a sua atividade, designadamente em Portugal e em África.
Esta política promove a coexistência de iniciativas alinhadas com o propósito e estratégia da Sumol Compal e das marcas, e privilegia práticas integradas, consistentes no tempo e com resultados de win-win.
- Definir objetivos e metas de responsabilidade social externa e promover as ações necessárias à sua prossecução, através de uma conduta ética e transparente;
- Estabelecer parcerias com diferentes agentes nos territórios que contribuam para a melhoria contínua das práticas organizacionais no âmbito da responsabilidade social externa;
- Envolver os seus parceiros na sua estratégia de responsabilidade social externa e contribuir para a sua respetiva sensibilização e capacitação nestes domínios;
- Promover o desenvolvimento das comunidades locais em que a Sumol Compal opera, em Portugal e em África, através de ações de investimento social, que privilegiem sobretudo três eixos de intervenção, designadamente, a nutrição, hidratação e bem-estar, a educação e a inclusão;
- Sensibilizar os colaboradores para os compromissos da sustentabilidade social da Sumol Compal e envolvê-lo na sua concretização e identificação de soluções que melhorem a atuação da empresa;
- Gerir os riscos e as oportunidades associados ao pilar da dimensão social, nomeadamente os que se relacionam com a responsabilidade social externa;
- Promover o diálogo e consultas regulares com as suas partes interessadas, com o objetivo de conhecer as suas expetativas, perceções e avaliações e incorporar, sempre que possível, estes contributos na tomada de decisão;
- Comunicar de forma ética, regular e transparente as informações sobre os resultados e impactes da sua atividade a todas as partes interessadas.