Quem somos
A nossa História
Somos a empresa líder no mercado Português de bebidas não alcoólicas.
Na Sumol Compal alimentamos um sonho: fazer de cada dia uma oportunidade para tornar a vida mais saborosa.
Somos uma Empresa com origem em 1945, com um legado de inovação e excelência na indústria de bebidas não alcoólicas, sempre inspirados pela natureza e comprometidos em oferecer experiências únicas aos consumidores em todo o mundo – todos os dias, e para todas as gerações, damos mais sabor à vida.
Em 2009, juntámos as forças de duas grandes empresas – Sumolis e Compal - para criar uma empresa portuguesa com um impacto superior na vida dos portugueses – a Sumol+Compal SA, que tem como acionista maioritário, a Refrigor, S.A. que, em 31 de dezembro de 2023, detinha a maioria dos direitos de voto. Uma união com raízes no espírito empreendedor de António João Eusébio, que no final dos anos 40 do Século XX teve a visão de criar o que é hoje uma realidade: um dos maiores grupos económicos de bebidas e alimentação em Portugal. Somos uma empresa portuguesa com uma clara vocação internacional, estando presentes em mais de 50 países.
Temos como atividade principal o desenvolvimento, gestão, produção, comercialização e distribuição de marcas únicas e inovadoras. Estamos presentes numa longa cadeia de valor, desde a transformação de matérias-primas de fruta e de vegetais, produção de bebidas e alimentos, passando pela distribuição, e chegando ao consumidor final.
As nossas raízes
Cronologia
Nutrimos, hidratamos e proporcionamos bem-estar através dos frutos, dos vegetais e da água, contribuindo para um mundo mais sustentável.
Fazemo-lo com paixão e ambição, desenvolvendo com ciência e arte, marcas únicas, inovadoras e com sabores excelentes.
Ser uma empresa de referência internacional em bebidas de frutos e de vegetais;
Em Portugal, liderar os mercados de bebidas não alcoólicas e reforçar significativamente a posição em vegetais embalados (não frescos);
Em África, ter posições relevantes nos mercados de sumos, néctares e bebidas refrescantes;
Alcançar uma margem EBITDA superior a 13% e um volume de negócios de 400 M€, em 2025.
Na Sumol Compal abraçamos uma cultura forte em Valores que estão alinhados com a nossa estratégia. Estes Valores orientam as nossas práticas e comportamentos que facilitam a realização das nossas ambições.
Na Sumol Compal alimentamos um sonho: fazer de cada dia uma oportunidade para tornar a vida mais saborosa. Vamos saboreá-la juntos?
Assumimos a nossa identidade, reforçamos a conexão emocional às nossas marcas e evidenciamos o nosso compromisso e posicionamento no mercado.
Acionistas e Outros Investidores
Criar valor, informar e remunerar adequadamente.
Colaboradores
Motivar, desenvolver o potencial e compensar adequadamente.
Comunidades
Contribuir para a sua sustentabilidade.
Parceiros (Clientes, Fornecedores, Entidades Financeiras e Universidades)
Privilegiar e desenvolver relações estáveis.
Consumidores
Compreender e satisfazer, promovendo o seu bem-estar.
Entidades Governamentais, Reguladoras e Setoriais
Colaborar e promover a competitividade do setor.
Concorrentes
Respeitar e promover uma concorrência leal.
Órgãos de Comunicação Social
Partilhar informação e colaborar.
O nosso Conselho de Administração
Em 1989 António Sérgio Brito Pires Eusébio ingressou no Grupo Sumol, onde começou por exercer a função de adjunto da Gerência da Refrigor (empresa holding), tendo posteriormente exercido diversos cargos de Administração em empresas do Grupo, até assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sumolis em abril de 2000. Em dezembro de 2008, por altura da consolidação entre a Sumolis e a Compal, assumiu a Presidência do Conselho de Administração da Sumol Compal. Atualmente preside também ao Conselho de Administração da Sumol+Compal Marcas.
Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Frequentou posteriormente pós-graduações no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE) e na UCP, em gestão empresarial, gestão de informação e em fiscalidade. Frequentou ainda formação avançada em liderança (Harvard Kennedy School of Government), gestão (Kellog Business School – Northwestern University/UCP) e Corporate Governance para Administradores Não-Executivos (Instituto Português de Corporate Governance).
Ingressou no Grupo Sumol em 1998, após um percurso de sucesso na área comercial da Beiersdorf. Como parte do Grupo Sumol desempenhou vários cargos de direção e de administração (2003/2008), sempre em funções de gestão, de vendas e de marketing. De 2009 a 2017 foi responsável pela Unidade de Mercado de Portugal e Espanha e, em abril de 2017, foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal. Em setembro de 2024 foi nomeado Presidente da Comissão Executiva da Sumol+Compal Marcas.
Licenciou-se em Gestão de Empresas (1986/1991) pela Universidade Católica Portuguesa tendo posteriormente frequentado uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).
Em 1987 Amélia Maria de Brito Pires Eusébio iniciou a atividade no Grupo Sumol, desempenhando funções na área de Controlo da Qualidade tendo, mais tarde, assumido a função de Assessora da Gerência da Refrigor (empresa holding). Posteriormente, exerceu diversos cargos de Administração em empresas do Grupo Sumol, tendo sido responsável pelo Controlo da Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Marketing e Gestão de Marcas. Entre outros cargos, em 2012, foi nomeada Vogal do Conselho de Administração da Refrigor e Administradora Não Executiva da Sumol Compal.
Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1981/1986) da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Marketing (INDEG/ISCTE). Complementou a formação profissional com o Curso Geral de Gestão (Universidade Nova de Lisboa), Programa Avançado de Marketing para Executivos (Universidade Católica Portuguesa) e Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE).
Ingressou em 1986 no Grupo SUMOL, na REFRIGOR (empresa holding), trabalhando na área financeira. Em 1990 assumiu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro na SUMOLIS, sendo eleito administrador em 1998. Entre 2000 e 2005 foi Presidente do Conselho de Administração da SASEL e da CEREURO empresas que ao tempo desenvolviam o negócio das águas e das cervejas, respetivamente. Entretanto, em 2014 deixou a administração da Sumol Compal, para se dedicar aos projetos de internacionalização do grupo. Desta forma, foi Presidente do Conselho de Administração da Sumol Compal Moçambique entre 2012 e 2014 e Administrador Delegado da Sumol Compal Angola desde 2014. Em 2020 voltou a integrar o Conselho de Administração da Sumol Compal.
É Vice-presidente da PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes não Alcoólicas e membro da Direção da Águas Minerais e de Nascente de Portugal.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1980-1985); Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1994). É Analista Financeiro acreditado pela Federação Europeia das Associações de Analistas Financeiros (EFFAS).
Desde 2009 que Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto é Vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal, tendo assumido, desde então, a função de Presidente da Comissão Executiva da Sumol+Compal Marcas, empresa operacional do grupo, até setembro de 2024. Anteriormente desempenhou várias funções de administração e direção em várias empresas do Grupo Sumol (1999/2008). O seu percurso profissional conta com outras posições de destaque, tais como Diretor Administrativo e Financeiro da Compaq Computer Portugal (1997/1999) e da Digital Equipment Portugal (1996/1997) e Finance Manager na Pepsi-Cola International (1994/1996).
Licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa em Gestão de Empresas (1983/1988), tem o MBA em Gestão Internacional pela mesma Universidade (1992/1994) e uma Pós- Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).
Após um período em que foi Assistente na Universidade Lusíada (1987/2001), desempenhou diversas funções de administração em várias empresas do então Grupo Sumol (1987/2008). Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Lusíada (1982/1987).
Integra o Grupo Sumol em 1988, onde em várias empresas, desempenhou funções de direção nas áreas Industrial, Controlo de Qualidade, Compras, Logística, Distribuição, Vendas e Marketing. Em Março de 2020, foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da Sumol+Compal Marcas.
É licenciado em Engenharia Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1979/1984). Complementou a formação profissional em vários programas e cursos de gestão empresarial, destacando-se o Curso Geral de Gestão ministrado pelo Departamento de Gestão MBA da Universidade Nova de Lisboa (1992), Curso de Especialização em Logística Empresarial pelo Instituto Superior da Qualidade (1996), Organização e Gestão Industrial no Centro de Formação do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (2000), Curso de Negociação Avançada na AESE-Escola de Direção e Negócios (2001) e uma Pós-graduação em Gestão Empresarial no INDEG/ Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ( 2004/2005).
Em 1997, ingressou no Grupo Sumol, desempenhando funções na área financeira. Posteriormente, desempenhou várias funções técnicas e de gestão em diversas empresas deste grupo empresarial, sobretudo na área administrativa e financeira, mas também em áreas comerciais e de negócio. Em 2009, assumiu a Direção Financeira da Sumol Compal. É vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal desde abril de 2017.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE (1993/1997). Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (2001).
Integra o Grupo Sumol em 1998, tendo desempenhado várias funções relacionadas com a Gestão de Marcas e Marketing.
Já na SUMOL+COMPAL liderou as Direções de Negócio de Refrigerantes (2009-2012), a Direção de Marketing de Portugal e Espanha (2012-2017) e a Direção Geral de Portugal e Espanha (2017-2023).
É vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal desde abril de 2023.
Licenciou-se em Economia (1990-94) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), tendo posteriormente frequentado uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/05).
Depois de estudar Gestão de Empresas e de três experiências profissionais, chega ao mercado do Grande Consumo e ao que viria a ser o grupo Sumol Compal em 1994, na Águas de Bem Saúde, SA proprietária da marca FRIZE, onde desempenha funções de Administrador-Delegado até à aquisição dessa empresa pela Compal. Integra os quadros da Compal após a fusão como Director das Unidades de Mercado de Águas e Vegetais e Tomate, passando depois a Director-Geral de Vendas.
Perante a fusão que deu origem ao grupo SUMOL+COMPAL, assume responsabilidades como Director de Mercados Internacionais, liderando os projetos de internacionalização do grupo. Em 2013, com o arranque da Sumol Compal Moçambique, assume funções como Administrador-Delegado e, a partir de 2021, como Presidente do Conselho de Administração. Reside principalmente em Moçambique.
A título pessoal, ou em representação da empresa, integra a direção de diversas instituições em Moçambique, como sejam a Câmara de Comércio Moçambique-Portugal, Associação Industrial de Moçambique, Confederação do Sector Privado CTA e Casa do Gaiato Moçambique. É também “embaixador” da Empower Brands Community.
Em 1989 António Sérgio Brito Pires Eusébio ingressou no Grupo Sumol, onde começou por exercer a função de adjunto da Gerência da Refrigor (empresa holding), tendo posteriormente exercido diversos cargos de Administração em empresas do Grupo, até assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sumolis em abril de 2000. Em dezembro de 2008, por altura da consolidação entre a Sumolis e a Compal, assumiu a Presidência do Conselho de Administração da Sumol Compal. Atualmente preside também ao Conselho de Administração da Sumol+Compal Marcas.
Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Frequentou posteriormente pós-graduações no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE) e na UCP, em gestão empresarial, gestão de informação e em fiscalidade. Frequentou ainda formação avançada em liderança (Harvard Kennedy School of Government), gestão (Kellog Business School – Northwestern University/UCP) e Corporate Governance para Administradores Não-Executivos (Instituto Português de Corporate Governance).
Ingressou no Grupo Sumol em 1998, após um percurso de sucesso na área comercial da Beiersdorf. Como parte do Grupo Sumol desempenhou vários cargos de direção e de administração (2003/2008), sempre em funções de gestão, de vendas e de marketing. De 2009 a 2017 foi responsável pela Unidade de Mercado de Portugal e Espanha e, em abril de 2017, foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal. Em setembro de 2024 foi nomeado Presidente da Comissão Executiva da Sumol+Compal Marcas.
Licenciou-se em Gestão de Empresas (1986/1991) pela Universidade Católica Portuguesa tendo posteriormente frequentado uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).
Em 1987 Amélia Maria de Brito Pires Eusébio iniciou a atividade no Grupo Sumol, desempenhando funções na área de Controlo da Qualidade tendo, mais tarde, assumido a função de Assessora da Gerência da Refrigor (empresa holding). Posteriormente, exerceu diversos cargos de Administração em empresas do Grupo Sumol, tendo sido responsável pelo Controlo da Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Marketing e Gestão de Marcas. Entre outros cargos, em 2012, foi nomeada Vogal do Conselho de Administração da Refrigor e Administradora Não Executiva da Sumol Compal.
Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1981/1986) da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Marketing (INDEG/ISCTE). Complementou a formação profissional com o Curso Geral de Gestão (Universidade Nova de Lisboa), Programa Avançado de Marketing para Executivos (Universidade Católica Portuguesa) e Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE).
Ingressou em 1986 no Grupo SUMOL, na REFRIGOR (empresa holding), trabalhando na área financeira. Em 1990 assumiu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro na SUMOLIS, sendo eleito administrador em 1998. Entre 2000 e 2005 foi Presidente do Conselho de Administração da SASEL e da CEREURO empresas que ao tempo desenvolviam o negócio das águas e das cervejas, respetivamente. Entretanto, em 2014 deixou a administração da Sumol Compal, para se dedicar aos projetos de internacionalização do grupo. Desta forma, foi Presidente do Conselho de Administração da Sumol Compal Moçambique entre 2012 e 2014 e Administrador Delegado da Sumol Compal Angola desde 2014. Em 2020 voltou a integrar o Conselho de Administração da Sumol Compal.
É Vice-presidente da PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes não Alcoólicas e membro da Direção da Águas Minerais e de Nascente de Portugal.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1980-1985); Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1994). É Analista Financeiro acreditado pela Federação Europeia das Associações de Analistas Financeiros (EFFAS).
Desde 2009 que Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto é Vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal, tendo assumido, desde então, a função de Presidente da Comissão Executiva da Sumol+Compal Marcas, empresa operacional do grupo, até setembro de 2024. Anteriormente desempenhou várias funções de administração e direção em várias empresas do Grupo Sumol (1999/2008). O seu percurso profissional conta com outras posições de destaque, tais como Diretor Administrativo e Financeiro da Compaq Computer Portugal (1997/1999) e da Digital Equipment Portugal (1996/1997) e Finance Manager na Pepsi-Cola International (1994/1996).
Licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa em Gestão de Empresas (1983/1988), tem o MBA em Gestão Internacional pela mesma Universidade (1992/1994) e uma Pós- Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).
Após um período em que foi Assistente na Universidade Lusíada (1987/2001), desempenhou diversas funções de administração em várias empresas do então Grupo Sumol (1987/2008). Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Lusíada (1982/1987).
Integra o Grupo Sumol em 1988, onde em várias empresas, desempenhou funções de direção nas áreas Industrial, Controlo de Qualidade, Compras, Logística, Distribuição, Vendas e Marketing. Em Março de 2020, foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da Sumol+Compal Marcas.
É licenciado em Engenharia Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1979/1984). Complementou a formação profissional em vários programas e cursos de gestão empresarial, destacando-se o Curso Geral de Gestão ministrado pelo Departamento de Gestão MBA da Universidade Nova de Lisboa (1992), Curso de Especialização em Logística Empresarial pelo Instituto Superior da Qualidade (1996), Organização e Gestão Industrial no Centro de Formação do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (2000), Curso de Negociação Avançada na AESE-Escola de Direção e Negócios (2001) e uma Pós-graduação em Gestão Empresarial no INDEG/ Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ( 2004/2005).
Em 1997, ingressou no Grupo Sumol, desempenhando funções na área financeira. Posteriormente, desempenhou várias funções técnicas e de gestão em diversas empresas deste grupo empresarial, sobretudo na área administrativa e financeira, mas também em áreas comerciais e de negócio. Em 2009, assumiu a Direção Financeira da Sumol Compal. É vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal desde abril de 2017.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE (1993/1997). Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (2001).
Integra o Grupo Sumol em 1998, tendo desempenhado várias funções relacionadas com a Gestão de Marcas e Marketing.
Já na SUMOL+COMPAL liderou as Direções de Negócio de Refrigerantes (2009-2012), a Direção de Marketing de Portugal e Espanha (2012-2017) e a Direção Geral de Portugal e Espanha (2017-2023).
É vogal do Conselho de Administração da Sumol Compal desde abril de 2023.
Licenciou-se em Economia (1990-94) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), tendo posteriormente frequentado uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/05).
Depois de estudar Gestão de Empresas e de três experiências profissionais, chega ao mercado do Grande Consumo e ao que viria a ser o grupo Sumol Compal em 1994, na Águas de Bem Saúde, SA proprietária da marca FRIZE, onde desempenha funções de Administrador-Delegado até à aquisição dessa empresa pela Compal. Integra os quadros da Compal após a fusão como Director das Unidades de Mercado de Águas e Vegetais e Tomate, passando depois a Director-Geral de Vendas.
Perante a fusão que deu origem ao grupo SUMOL+COMPAL, assume responsabilidades como Director de Mercados Internacionais, liderando os projetos de internacionalização do grupo. Em 2013, com o arranque da Sumol Compal Moçambique, assume funções como Administrador-Delegado e, a partir de 2021, como Presidente do Conselho de Administração. Reside principalmente em Moçambique.
A título pessoal, ou em representação da empresa, integra a direção de diversas instituições em Moçambique, como sejam a Câmara de Comércio Moçambique-Portugal, Associação Industrial de Moçambique, Confederação do Sector Privado CTA e Casa do Gaiato Moçambique. É também “embaixador” da Empower Brands Community.