Agenda de Sustentabilidade

Agenda SUS SC

Atualmente o mundo apresenta vários desequilíbrios – emergência climática, biodiversidade em colapso, desigualdade social, crise económica e geopolítica, entre outros –, que se traduzem em grandes desafios para a humanidade, empresas e cidadãos. Temos, por isso, que garantir que as soluções ganham a corrida aos desafios!

Na Sumol Compal vemos a sustentabilidade como fonte de oportunidades para incentivar o crescimento do nosso negócio, encarando cada desafio como catalisador para a melhoria contínua da nossa atividade.

A nossa Agenda de Sustentabilidade 2030 é um dos documentos que alimenta a orientação estratégica da empresa, permitindo-nos conciliar o caminho de criação de valor económico com um modelo de gestão cada vez mais responsável e equilibrado a nível ambiental, social e de governance.

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 e a Jornada 2030 do BCSD Portugal, a Agenda de Sustentabilidade 2030 da Sumol Compal define os temas prioritários e compromissos assumidos, estabelecendo metas claras para os próximos anos:
 

SUS30

 

ODS
SUS30
sus2030

DESCARBONIZAÇÃO

A utilização de energia é essencial à nossa operação e um requisito das várias fases do ciclo de vida dos nossos produtos.

Estamos focados em reduzir o impacto no clima, minimizando a pegada de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Para tal, estabelecemos três compromissos, por ordem de prioridade: 
1) Redução do consumo de energia; 
2) Substituição das fontes de energia fósseis por renováveis; 
3) Compensação das emissões que ainda não são possíveis eliminar. 
 

sus2030

ECONOMIA CIRCULAR

As embalagens são um elemento indissociável da nossa indústria, tendo um papel fundamental na proteção e segurança dos produtos, na sua qualidade e conservação, no transporte, e servindo ainda como um veículo de informação ao consumidor e de comunicação das marcas. 
E porque a economia circular não são só embalagens, também apostamos na eficiência de utilização das matérias primas, redução do desperdício e encaminhamento para valorização.
Além do reforço contínuo em sensibilizar o consumidor, estabelecemos quatro compromissos:
1)    Reduzir a utilização de material fóssil virgem;
2)    Promover a reciclagem dos resíduos de embalagem; 
3)    Fomentar o uso de embalagens reutilizáveis;
4)  Contribuir para a redução do desperdício.

sus2030

NUTRIÇÃO & BEM-ESTAR

Estamos empenhados em promover ativamente a nutrição, a hidratação e o bem-estar na sociedade, incentivando a alteração de hábitos alimentares. 
Neste sentindo, estabelecemos dois compromissos:
1)    Melhorar o perfil nutricional dos nossos produtos;
2) Promover a adoção de uma alimentação equilibrada pelos consumidores. 

sus2030

PESSOAS

Acreditamos que o sucesso das empresas depende em grande parte das suas pessoas, e por essa razão é nossa prioridade motivar, atrair e reter talento.

Como parte integrante de várias comunidades, estamos empenhados em contribuir positiva e ativamente para o desenvolvimento da sociedade, em particular das comunidades em que nos inserimos.
Assim, estabelecemos dois compromissos:
1) Fazer da Sumol Compal uma empresa em que todos querem trabalhar, atraindo e retendo talento;
2) Promover a proximidade com as nossas comunidades.

sus2030

AGRICULTURA RESPONSÁVEL

Os nossos produtos utilizam inúmeras matérias-primas na sua produção. Pelo volume, diversidade e qualidade do nosso portfólio, trabalhamos com fornecedores de todo o mundo, com a consciência dos riscos ambientais e sociais associados.
Num esforço conjunto com os nossos fornecedores, procuramos desenvolver iniciativas que visam reduzir, mitigar ou mesmo eliminar os impactos negativos, promovendo práticas mais justas, responsáveis e equilibradas.

sus2030

CONSCIÊNCIA HÍDRICA

A água é a nossa principal matéria-prima, sendo igualmente uma componente indispensável ao crescimento dos frutos e vegetais que consumimos, e ainda um recurso essencial ao processo produtivo nas fábricas. 
Com vista a salvaguardar a qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos, atuamos proativamente e em conjunto com as diversas partes, na definição de ações que minimizem o impacto sobre este recurso natural, a economia local e a sociedade.