criatividade+ambiçãopessoas
experiência+inovaçãonegócio
responsabilidade+integridadesustentabilidade
empenho+paixãosumol+compal
dedicação+resultadosinvestidores
sabedoria + proteção sumol+compal
scroll

Políticas

Política Ambiental

 

A SUMOL+COMPAL está consciente que a sua atividade é geradora de impactes ambientais e, por isso, entende que a busca permanente da melhoria do desempenho ambiental dos seus produtos, serviços e atividades operacionais constitui um fator diferenciador positivo, junto dos seus clientes e consumidores e é uma condição essencial para o desenvolvimento sustentado do seu negócio.


Tal como está expresso na Visão da empresa, a SUMOL+COMPAL assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente através da implementação de ações que permitam ter atividades ambientalmente responsáveis. Para isso, no cumprimento da sua missão, a organização regerá toda a sua atividade de acordo com as seguintes linhas de orientação:

  • Cumprir as obrigações de conformidade aplicáveis à organização.
  • Integrar as preocupações ambientais e de proteção da natureza nos processos de gestão, fomentando melhorias sistemáticas em termos de eco-eficiência.
  • Minimizar os impactes ambientais significativos associados às nossas atividades, otimizando os consumos de água e de energia e prevenindo a poluição e protegendo a biodiversidade e os ecossistemas, em particular no que respeita às emissões poluentes e produção de resíduos.
  • Definir e rever sistematicamente objetivos e iniciativas de melhoria de desempenho ambiental, acompanhando as alterações ao contexto da organização, no âmbito de ciclos de planeamento periódicos. Implementar e manter indicadores de desempenho fiáveis que permita realizar um acompanhamento dos objetivos, reportando anualmente a evolução de um painel de indicadores.
  • Sensibilizar os colaboradores e as restantes partes interessadas, de forma a melhorar os comportamentos individuais e coletivos ambientalmente adequados, promovendo o desenvolvimento de competências nesta temática.
  • Privilegiar as relações com fornecedores de produtos e serviços que tenham comportamentos e práticas ambientalmente responsáveis.
  • Manter esta Política atualizada e divulgada junto das partes interessadas.

 

 

Política da Qualidade e Segurança Alimentar

 

A SUMOL+COMPAL tem como um dos seus grandes objetivos a satisfação das necessidades dos seus clientes e consumidores, proporcionando-lhes produtos com qualidade e serviços ao nível de excelência. Nesse sentido a SUMOL+COMPAL definiu a seguinte Política da Qualidade e Segurança Alimentar:

  • Promover uma cultura de Qualidade e Segurança Alimentar na organização, assegurando que todos os seus colaboradores estão informados e motivados quanto à Política da Qualidade e Segurança Alimentar e participam na implantação da mesma.
  • Desenvolver sistematicamente um conhecimento profundo sobre os consumidores de bebidas de alta rotação, de modo a compreender e satisfazer as suas expectativas explícitas e implícitas e identificar novas áreas de negócio e proceder a uma atualização tecnológica permanente.
  • Focalizar toda a organização no mercado, antevendo e agindo proactivamente sobre as tendências dos consumidores e dos clientes, os movimentos da concorrência e o enquadramento social, tecnológico e legal.
  • Garantir aos nossos clientes o respeito dos compromissos que assumimos, privilegiando relações estáveis, de benefício mútuo, que valorizem a oferta de propostas inovadoras.
  • Aplicar sistematicamente a metodologia HACCP e as boas práticas de fabrico e cumprir requisitos legais e normativos, em termos da Qualidade, Segurança, Higiene e Saúde, como forma de garantir as melhores condições para a prestação dos seus serviços.
  • Assegurar a eficácia e atualização do Plano de Food Defense implementado, que visa a prevenção da ocorrência de atos intencionais, de contaminação ou adulteração, de forma a proteger o consumidor, as marcas, os equipamentos, as instalações e as pessoas, cumprindo os requisitos legais, normativos e de clientes – aplicável apenas aos centros de Pombal, Almeirim (Portugal) e Boane (Moçambique).
  • Acompanhar as alterações ao contexto da organização, definindo e revendo sistematicamente objetivos, iniciativas e metas de melhoria de desempenho da qualidade e da segurança alimentar, no âmbito de ciclos de planeamento periódicos, com o propósito de equilibrar riscos e benefícios de curto e de médio / longo prazo. Implementar e manter indicadores de desempenho fiáveis que permita realizar um acompanhamento dos objetivos, reportando anualmente a evolução de um painel de indicadores, interna e publicamente.
  • Enquadrar todas as atividades e recursos relevantes no sistema integrado de processos, focando-os na obtenção dos outputs identificados, gerindo-os de modo a considerar todas as perspetivas (partes interessadas) presentes e desenhando-os de modo a promover a flexibilidade e a rapidez da organização.
  • Garantir que a melhoria contínua da satisfação das partes interessadas e da eficiência dos processos é um objetivo permanente de todos, proporcionando aos colaboradores a melhoria do seu nível de desempenho.

 

 

Política de Segurança no Trabalho

 

  • Assumir a segurança e saúde no trabalho como um valor central da organização, comunicando-o a todos os colaboradores;
  • Cumprir a legislação em vigor e outros requisitos, aplicáveis às suas atividades no âmbito da segurança e saúde no trabalho;
  • Divulgar esta Política e estimular ativamente os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros para assumirem as suas responsabilidades no âmbito da segurança e saúde no trabalho;
  • Incentivar o envolvimento e a participação de todos na contínua melhoria da segurança e saúde no trabalho, através de ações de acolhimento, sensibilização, formação, informação e consulta em áreas específicas;
  • Identificar, avaliar, eliminar e/ou reduzir de forma sistemática, e na medida do possível, os potenciais riscos associados às suas atividades, promovendo as atualizações necessárias aos métodos, equipamentos e/ou organização do trabalho;
  • Promover a saúde e a segurança do trabalho de forma a refletir os valores de humanismo e respeito pelas pessoas, tendo como objetivo alcançar zero acidentes por ano;
  • Anualmente definir objetivos, assegurando a monitorização dos resultados e a definição de planos de ação com vista à melhoria contínua;
  • Fomentar uma cultura de segurança a todos os níveis da organização.