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Código Conduta SUMOL+COMPAL

O Código de Conduta tem por objetivo identificar um conjunto de princípios e práticas de natureza ética e regras a observar por todos os colaboradores no desempenho das respetivas funções profissionais.

 

O Código de Conduta visa garantir boas práticas de condutas profissionais e relacionais e pretende:

 

  • Tornar claras as regras de conduta que todos os colaboradores devem cumprir nas relações que mantêm entre si e no relacionamento com quaisquer partes interessadas;
  • Reforçar a confiança de todos quantos se relacionam com a SUMOL+COMPAL nos princípios e no modo de atuação desta;
  • Garantir uma boa reputação da S+C.

 

1. PRINCÍPIOS ÉTICOS

 

São especialmente importantes para a SUMOL+COMPAL os seguintes princípios éticos:

São especialmente importantes para a S+C os seguintes princípios éticos:

  • Profissionalismo: Aplicar o saber e as técnicas mais adequadas e o esforço necessário ao cumprimento das tarefas que estão confiadas a cada colaborador. Procurar atualizar e desenvolver os conhecimentos e as competências, tendo em vista a melhoria das capacidades profissionais;
  • Integridade: Agir honestamente, abstendo-se de procurar ou aceitar de terceiros qualquer compensação, favor ou vantagem por ato praticado ao serviço da S+C e recusando intervir em situações em que haja, ou possa haver, conflito de interesses;
  • Independência: Atuar na defesa dos interesses da S+C com imparcialidade em relação a terceiros;
  • Boa-fé: Atuar, junto dos interlocutores internos ou externos, de forma confiante, correta, leal e cooperante;
  • Não discriminação: Não diferenciar em razão da raça, género, orientação sexual, credo, estado civil, deficiência física, orientação política ou de opinião, origem étnica ou social ou naturalidade;
  • Responsabilidade: Atuar no âmbito da responsabilidade e autonomia atribuídas. Proteger e conservar os bens da S+C através de uma utilização sensata e cuidada dos recursos;
  • Confidencialidade: Guardar sigilo sobre a informação a que o colaborador tem acesso no exercício das suas funções, não a podendo utilizar para obter vantagens para si ou para terceiros;
  • Não concorrência: Não se envolver, direta ou indiretamente, em atividades que concorram com a S+C;
  • Lealdade: Salvaguardar a boa imagem, a credibilidade e o prestígio da S+C e das suas marcas em todas as situações;
  • Legalidade: Agir sempre em conformidade com a lei e os regulamentos aplicáveis.

 

 

2. APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS ÉTICOS NO RELACIONAMENTO COM PARTES INTERESSADAS

 

Apresentam-se seguidamente algumas aplicações de princípios éticos nas relações com as partes relacionadas:

 

a. ACIONISTAS E OUTROS INVESTIDORES

  • Atuar sempre de forma a salvaguardar os interesses de todos os acionistas.
  • Garantir o rigor e veracidade da informação disponibilizada aos acionistas e outros investidores, fazendo-o em tempo útil.
  • Manter sigilo da informação a que se tem acesso no desempenho das respetivas funções.

 

b. COLABORADORES

  • Promover um bom ambiente de trabalho, pautando as relações com colegas, independentemente do nível hierárquico, com cordialidade e sem qualquer tipo de discriminação.
  • Desenvolver e manter um diálogo aberto e frontal na resolução de conflitos, com total respeito pela diferença de opiniões.
  • Defender sempre os interesses da S+C e não os individuais, de área ou de direção.
  • Não aceitar o recurso a trabalho infantil e/ou forçado, bem como de todas as outras formas de trabalho abusivo.

 

c. COMUNIDADES

  • Assegurar a transparência sobre a informação ambiental disponibilizada.
  • Adotar práticas de promoção do bem-estar não discriminatórias.

 

d. PARCEIROS

 

i. CLIENTES

  • Tratar os clientes com profissionalismo, respeito, frontalidade e lealdade, em condições de igualdade e sem qualquer tipo de discriminação, nomeadamente na prestação de informações e tratamento de reclamações.
  • Proporcionar aos clientes produtos e serviços de excelente qualidade, cumprindo sempre os compromissos assumidos.

 

ii. FORNECEDORES

  • Manter com os fornecedores uma sã relação de parceria baseada no bom profissionalismo e no respeito, cumprindo sempre os compromissos assumidos.
  • Selecionar os fornecedores com base em critérios de imparcialidade e sem qualquer tipo de discriminação, mas privilegiando aqueles que mais partilham princípios éticos equivalentes aos nossos.

 

iii. ENTIDADES FINANCEIRAS

  • Promover um relacionamento leal e franco com as entidades financeiras, garantindo o rigor e veracidade da informação disponibilizada.

 

iv. UNIVERSIDADES

  • Manter com as universidades parceiras um relacionamento de cooperação, promovendo uma maior visibilidade e atratividade da S+C junto dos estudantes universitários e contribuindo para a aproximação entre as universidades e as empresas.

 

e. CONSUMIDORES

  • Respeitar os consumidores, procurando permanentemente antecipar e satisfazer as suas necessidades e desejos através da geração e disponibilização de propostas inovadoras e criadoras de valor.
  • Prestar sempre informação verdadeira sobre as marcas e a empresa.

 

f. ADENTIDADES GOVERNAMENTAIS, REGULADORAS E SETORIAIS

  • Colaborar com as entidades governamentais e reguladoras, dando resposta às solicitações que lhe forem dirigidas e não adotando qualquer comportamento que possa impedir o exercício das competências cometidas a essas autoridades.
  • Cooperar estreitamente com as entidades associativas na defesa dos interesses do setor onde a S+C exerce atividade.
  • Manter relacionamentos cordiais pautados por princípios de isenção, imparcialidade, clareza e respeito.

 

g. CONCORRENTES

  • Promover e praticar uma concorrência leal.
  • Manter relações institucionais cordiais, baseadas no respeito mútuo.

 

h. ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

  • Manter com os órgãos de comunicação social e com os jornalistas uma relação cordial de respeito e sã cooperação, transmitindo informação sobre a atividade da S+C.

 

 

3. PRESENTES, CONVITES OU OUTROS BENEFÍCIOS

 

  • Nenhum colaborador poderá aceitar ou oferecer qualquer presente ou outro benefício que se configure, ou que possa ser entendido, como tentativa de influenciar processo de decisão atual ou futuro, ou como prémio em relação a uma decisão já tomada.
  • Cumprindo-se o ponto anterior, a aceitação por um colaborador de qualquer oferta ou convite de valor estimado superior a 150 euros carece de aprovação do Membro da Comissão Executiva responsável pela área funcional/Administrador Delegado, devendo este, no caso de existir uma Comissão Executiva, dar conhecimento por escrito da decisão ao presidente da mesma.
  • O procedimento a aplicar a qualquer oferta ou convite dirigido a Administradores está definido no Regulamento do Conselho de Administração.

 

O procedimento a aplicar a qualquer oferta ou convite dirigida a Administradores está definido no Regulamento do Conselho de Administração.